Quando uma instalação ‘desarma’ ao usar vários equipamentos em simultâneo, é sinal de que a potência contratada pode já não ser suficiente. Nessas situações, fala-se em aumento de potência elétrica – um processo possível, mas com limites bem definidos.
A potência só pode ser aumentada até ao valor da Potência Máxima Admissível (PMA), o limite da instalação.
O projetista define esse valor e a certificação da instalação elétrica confirma-o, podendo ir até esse teto máximo.
Se quiser saber como funciona essa certificação, veja o artigo: Certificação da Instalação Elétrica: quando e porquê.
Como mencionado anteriormente, cada instalação elétrica possui uma PMA, que na maioria dos casos coincide com a potência certificada.
Esse valor confirma que a carga total que a instalação suporta é segura. Por outro lado, a potência contratada é o valor que o cliente acorda com o seu comercializador, e que determina o limite de consumo simultâneo.
A regra é simples:
➡️ A potência contratada nunca pode ultrapassar a potência certificada.
Assim, por exemplo:
Se a sua instalação está certificada para 6.9 kVA e tem atualmente contratados 5.75 kVA, pode aumentar até 6.9 kVA junto do seu comercializador de energia.
No entanto, se quiser aumentar para 10.35 kVA, já estará a ultrapassar a PMA e, por isso, será necessário pedir um aumento de potência à E-REDES.
Pode iniciar o processo através do Balcão Digital da E-REDES – é simples e rápido.
A E-REDES avalia as condições técnicas e, caso o ramal precise de reforço, envia um orçamento com os custos da intervenção.
A instalação já está preparada? Então, a alteração é rápida e sem necessidade de alteração do ramal de ligação. Contudo, independentemente da facilidade ou dificuldade da obra, precisará, sempre, de pedir a certificação da instalação elétrica para a nova potência!
Antes de solicitar um aumento de potência elétrica, confirme:
Uma análise técnica prévia evita custos desnecessários e garante que a sua instalação mantém a segurança e a eficiência energética
Em resumo, aumentar a potência contratada pode ser simples, desde que a instalação esteja certificada para isso.
Quando o valor pretendido ultrapassa o limite admissível, é a E-REDES quem avalia e executa o reforço necessário.
Na Fafinstala, ajudamos a garantir que cada instalação tem a potência certa: hoje e no futuro.