FAQs

Apresentamos, aqui, as questões mais frequentes.

Preciso de eletricidade num local onde já existe contador: como proceder?
Precisa de saber qual o CPE (Código do Ponto de Entrega) do local. Se não conseguir obter uma fatura anterior, pois consta da mesma, retire o número e marca do contador e contacte 218 100 100 (E-REDES) e como proprietário do local pode solicitar o CPE.
Depois deve celebrar um contrato de fornecimento de energia com um dos Comercializadores Autorizados para ERSE: https://www.erse.pt/eletricidade/funcionamento/comercializacao/
Contacte-nos pois temos parceria com vários Comercializadores e celebraremos o seu contrato avaliando a melhor solução.
Pretendo alterar o comercializador de energia: como proceder?
Se não estiver fidelizado: pode alterar a qualquer momento fazendo contrato na nova Comercializadora, estando previsto, legalmente, a comunicação entre comercializadoras, pelo que não preciso de avisar que pretende rescindir (ou que vai trocar).
Se estiver fidelizado: deve ter em atenção o prazo de comunicação prévia, para que o contrato não renove e possa celebrar um novo com a Comercializadora pretendida.
Contacte-nos pois temos parceria com vários Comercializadores e celebraremos o seu contrato avaliando a melhor solução.
Preciso de eletricidade num local onde não existe contador: como proceder?
Tem de submeter um Pedido de Ligação à Rede (PLR) no Operador de distribuição (E-REDES).
Pode submeter online, no website da E-REDES, em "Formulário de Contacto" >"Ligações à Rede e Aumentos de Potência" > "Quero Solicitar um PLR".
Poderá, também, entregar a documentação numa das lojas físicas da E-REDES.
Contacte-nos e trataremos de todo o processo, ou parte do mesmo, conforme a sua escolha.
A E-REDES faz contratos de eletricidade, a E-REDES é a EDP?
Não. A E-REDES opera as redes, mas não comercializa energia. A E-REDES pertence ao Grupo EDP, a comercializadora de energia do grupo é a EDP Comercial.
Tenho uma avaria, estou sem energia, o meu comercializador vai resolver a avaria? A quem devo ligar?
O número das avarias é sempre o mesmo, independentemente da empresa a quem compra a eletricidade. O número das avarias é 800 506 506 (avarias E-REDES).
Depois do Ramal Elétrico estar concluído, quando vou ter energia no local?
Há duas condições que têm de ser cumpridas para se conseguir celebrar contrato para uma ligação nova:
1. Processo (PLR) na E-REDES tem que estar encerrado.
2. Se a instalação for definitiva tem que estar certificada pela DGEG.
Para saber se está encerrado e se está certificado deve contactar o 218 100 100 (E-REDES).
Se o pedido for para obras, é preciso apresentar o alvará da obra e Termo de Responsabilidade de execução para efeito de obras em substituição ao ponto 2 acima.
O meu eletricista/engenheiro precisa de alguma informação da E-REDES para certificar a minha instalação elétrica?
Sim. Devem informar o CPE (Código do Ponto de Entrega) e NIP (Número de Identificação do Prédio) que consta da carta/e-mail que recebe da E-REDES.
O Ramal Eléctrico está concluído mas ainda não consigo a ligação: que posso fazer?
Se a documentação para o encerramento do processo já foi submetida na E-REDES e o mesmo já se encontra encerrado, pode faltar a certificação da instalação eléctrica ou o Alvará e Termo de Responsabilidade de execução para efeito de obras. A celebração do contrato é possível ser feita antes de estarem reunidas as condições mas não é possível executar o agendamento com a E-REDES (o operador de Rede, quem de facto lhe vai instalar o contador independentemente do Comercializador com quem celebrou contrato).
Contacte-nos, apresentamos solução chave-na-mão: tratamos de todo o processo por si e acompanhamo-lo em cada fase.
Finalizei a minha casa/obra o que preciso de fazer para continuar a ter eletricidade?
Necessita de fazer novamente um pedido de ligação à rede (PLR). Deve, ainda, entrar em contacto com a empresa que lhe executou o ramal das obras para o ajudar e apoiar no processo após receber o orçamento da E-REDES (do novo PLR).

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