Um contador de energia elétrica é o equipamento que mede e regista o consumo de eletricidade numa casa ou empresa. O modelo pode ser monofásico ou trifásico, dependendo das necessidades elétricas do local.
O contador monofásico é ideal para habitações e pequenos comércios que não têm equipamentos de grande consumo energético ou trifásicos.
Se quer saber mais sobre como fazer o pedido de ligação e quais são as etapas envolvidas, clique aqui: Pedido de Ligação à Rede (PLR)
– Funciona com uma única fase (230V)
– Suporta potências contratadas até 13.80 kVA
– Instalação e manutenção simples
– Adequado para iluminação, eletrodomésticos comuns e pequenos equipamentos
– Se o consumo de energia for baixo ou moderado
– Se não tiver equipamentos que exijam muita potência (como bombas de calor ou carregadores de carros elétricos) ou equipamentos trifásicos
– Se a potência contratada for inferior a 10.35 kVA
O contador trifásico é utilizado quando há necessidade de maior potência elétrica, como em edifícios grandes, indústrias ou residências com muitos eletrodomésticos de alto consumo.
– Funciona com três fases (230V/400V)
– Idealmente, para potências superiores a 10.35 kVA
– Distribui melhor a carga elétrica, evitando quedas de tensão
– Essencial para equipamentos como motores elétricos, bombas de calor e carregadores de veículos elétricos
Se tiver um contador trifásico e notar que a potência contratada não é suficiente, fazendo com que os disjuntores desliguem com frequência, pode ser necessário ajustar a distribuição da carga. Por outro lado, se tiver um contador monofásico com a potência máxima contratada e continuar a enfrentar este problema, poderá ser necessário solicitar um aumento de potência à E-REDES.
Em qualquer um dos casos, esta alteração não afeta o preço do kWh cobrado pelo seu fornecedor.
Quer saber como interpretar a sua fatura de eletricidade? Veja o nosso guia sobre como ler e interpretar a fatura de eletricidade e compreenda melhor os seus custos energéticos!