Logo Fafinstala
poste alta tensão eletricidade

EDP, E-REDES e ORD: qual a sua relação?

Já ouviu, certamente, falar na EDP e, provavelmente, já reparou que a marca já não é como era: aspeto vermelho e muito difundida em carros de piquete de avarias, por exemplo. Isto deve-se ao facto da antiga EDP Distribuição ser, agora, por imposição legal, a E-REDES (com uns belos tons de amarelo).

A E-REDES é a empresa, do grupo EDP, que opera as redes de distribuição de eletricidade a nível nacional, designando-se Operador da Rede de Distribuição (ORD). Com exceção dos Açores, Madeira e alguns concelhos a nível nacional (já lá iremos) a E-REDES é o único ORD a atuar em Portugal continental.

Para que serve o ORD?

 O ORD tem como responsabilidade ligar todos os locais de consumo à rede de distribuição, garantido a maior segurança e fiabilidade da rede para fornecimento de energia a todos os clientes. Por outras palavras, o ORD distribui a eletricidade, através dos postes e cabos (aéreos ou subterrâneos) que fazem parte da rede elétrica, sendo o proprietário do contador da sua casa.

Como já dissemos, o ORD em território nacional, em Alta Tensão (AT), Média Tensão (MT) e Baixa Tensão (BT), é a E-REDES – Distribuição de Eletricidade, S.A.

Mas vamos às exceções?

Estas são apenas relativas a alguns concelhos e, também, apenas relativas a BT:

 

Na Madeira existe a Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), que é responsável pela distribuição e comercialização de toda a eletricidade na ilha, sendo que nos Açores opera a Eletricidade dos Açores (EDA), também responsável pela distribuição e comercialização de toda a eletricidade do arquipélago.

Agora que já entendeu a relação entre os três, retenha: a E-REDES pertence ao grupo EDP e opera as redes de distribuição, sendo o principal ORD a nível nacional, mas não comercializa energia.

E não se esqueça: a sua energia é a nossa energia.